No último dia 31 de julho, foi lançada a tão aguardada oitava história de Harry Potter, que foi anunciada no começo do ano que chegaria em junho em formato de peça de teatro e DEPOIS o livro seria lançado com o script da peça contanto todos os detalhes da mesma para quem não pudesse ir ver ela em Londres.
Pois bem, mesmo antes do lançamento do livro, ele já havia conseguido bater vários recordes de pré-venda que superavam todos os 7 livros anteriores da série. As editoras Scholastic e Little Brown não acharam que o livro ia vender tanto, já que ele seria lançado no formato de roteiro.
O livro tem dividido as opiniões dos fãs, onde alguns amaram saber qual destino os personagens tomaram, e outros, odiaram alguns acontecimentos dizendo que o livro parecia muito uma fanfic.
Abaixo, você poderá ver alguns pontos que eu observei enquanto lia a história e lerá muitos spoilers que foi escrito nessa obra. Confira!
Resenha Harry Potter and the Cursed Child - Part I and II
Por: Fernando Ferreira
O livro começa exatamente onde Relíquias da Morte nos deixou: no epílogo onde Harry, Rony e Hermione deixam seus filhos para irem para Hogwarts. É a partir daí que começa a ficar interessante. Quem sempre sonhou em saber o que aconteceu na cena com os personagens dentro do Expresso de Hogwarts, saberá lendo os primeiros capítulos.
Rowling explorou bem os personagens de Alvo Severo Potter e Scórpio Malfoy. Ambos tem algum tipo de problema com seus pais e acabam desenvolvendo uma amizade. Alvo tem um certo receio por carregar o nome Potter, já que foi Harry que matou Voldemort, ele carrega o peso de todos esperarem sempre o melhor dele e isso acaba fazendo com que toda a atenção na escola seja voltada a ele, quando ele está presente na situação. Scórpio carrega um fardo de um rumor que foi espalhado no mundo bruxo dizendo que ele na verdade não é filho de Draco, mas sim de Voldemort, criado as escondidas na família Malfoy ao longo dos anos.
Ambos são sorteados na Sonserina, por eles serem tão semelhantes devido ao problema de parentesco, eles se tornam melhores amigos e andam juntos para cima e para baixo, coisa que, desde o começo, Rose Weasley sempre desaprovou.
O inicio do livro é marcado por contar vários anos dos personagens em Hogwarts, quando a história do livro começa a desenvolver, eles estão no terceiro ano.
Hermione se tornou Ministra da Magia; Rony virou dono de uma loja de logros e brincadeiras; E Harry virou chefe da Aplicação das Leis Mágicas; Gina é escritora da sessão de esportes do Profeta Diário;
É nesse momento que somos introduzidos nos novos cargos de nossos antigos personagens, eles acabam descobrindo que entre os Vira-Tempos destruídos no passado, atualmente eles descobriram um que era capaz de voltar ANOS antes através do tempo, e Hermione até comenta "as coisas mudaram para a magia ao longo dos anos", como se se referisse a algo igual a tecnologia, que a magia também poderia ser aprimorada.
Quando o pai de Cedrico descobre sobre os rumores do Vira-Tempo, ele acaba indo atrás de Harry pedindo ajuda para que ele voltasse até o passado para salvar Cedrico, onde Harry recusa e Alvo, ao ouvir a recusa do pai e o desmentimento dele dizendo que o Vira-Tempo não existe, acaba se oferecendo a Amos para ajudar ele a salvar seu filho no passado. Após Delphi, "sobrinha" de Amos convencer a ele que ele deveria aceitar a ajuda de Alvo, e que essa era a única opção que ele tinha, Amos acaba aceitando e é aí que tudo vira uma bagunça.
Sempre me perguntei do porque J.K. Rowling havia escolhido logo 19 anos para avançar a história, então, ao ver Delphi, tudo pareceu ter feito sentido. Ela já havia pensado nela no passado, e queria mostrar a personagem quando ela estivesse com 18 ou 19 anos de idade.
Voltando ao Vira-Tempo, sabemos que tudo que acontece no passado, dá resultados inesperados no futuro. Pois bem, nos futuros que Alvo e Scórpio voltam quando tentam salvar o Cedrico no passado, eles se deparam com Rony e Hermione separados. Ou então, com Voldemort no poder de tudo e Harry morto desde pequeno e por aí vai.
A história é narrada também em 1994, onde mostram os personagens tentando de tudo, em época de Torneio Tribruxo, ajudar Cedrico a não ser morto, e somos apresentados a muitos personagens antigos dessa época, seja Snape ou Umbridge.
Toda a história acaba com a revelação de que Delphi, que tentou de tudo para convencer Amos a salvar o filho, era na verdade a filha de Voldemort e Bellatriz. Onde ela explica que sua mãe ficou grávida na época da batalha final de Hogwarts e, através de uma profecia, ela deveria voltar ao passado para salvar seu pai e avisar tudo para ele sobre o futuro, para trazer os tempos de trevas de volta. Em um certo momento até acontece. Onde podemos ver o Dia De Voldemort em Hogwarts, onde muitos usavam esse dia para celebrar a vitória de Voldemort, onde ele governava tudo. Durante essa parte, é até mostrada a bandeira dele pendurada no castelo.
A narrativa da história se divide entre Harry Potter, Scórpio e Alvo. Porém, tudo é muito bem dividido entre os outros personagens, que ajudam Harry a descobrir o que Alvo está aprontando e quem seria essa Delphi, ja que Amos conta a Harry que nem irmãs tinham, imagine lá uma sobrinha.
A história acaba se encerrando onde tudo começou. Através de um vira-tempo que estava na posse de Draco Malfoy, eles voltam até 1981, quando os pais de Harry foram mortos, e tentam a todo custo a impedir a menina de encontrar seu pai e finalizar seu plano.
Nessa cena, bem triste por sinal, Harry e seus amigos são obrigado a ver os pais de Harry morrer na frente deles, pois se eles interceptassem de algum modo, tudo no futuro estaria mudado.
A história acaba com Alvo e Harry se entendendo. No começo a história, ambos acabam falando besteira para eles mesmos, falando que "não queria ser seu filho" "não queria ser seu pai", porém, eles veem que, através de tanta viagem no tempo e alterações que poderiam ter sido feitas, eles descobrem que o amor sempre vence e que eles devem ficar sempre juntos.
Conclusão
O que pensei sobre isso tudo foi: J.K. Rowling desenvolveu o plot dessa história se baseando nas coisas que ela PODERIA ter feito com os personagens de Harry SE ela escrevesse eles tomando outro rumo. Então, ao desenvolver esse roteiro, ela pensou muito nisso e jogou toda essas histórias na mesa.
Eu gostei da ideia do livro não ter um vilão em potencial que rendesse vários livros, era uma das minhas preocupações quando pensava se queria ou não um HP8. Ela usou essa história para poder contar alguns fatos que muitos fãs, desde 2007, tinham curiosidade de saber. E disse que, agora definitivamente, ela encerra a saga Harry Potter, contando sobre o futuro que seus personagens tomaram.
Eu recomendo a todos a leitura do livro/roteiro. A essência dos nossos personagens antigos estão lá. Rony sendo sempre engraçado é a maior nostalgia que podemos ter. Enfim, leia e tire suas conclusões.
Agora para quem leu, o que você achou do livro?








PotterCave © 2020