FINALMENTE, depois de longos 5 anos sem assistir um filme no mundo mágico de Harry Potter, eis que chegou o dia da tão aguardado retorno do mundo da magia aos cinemas. Com roteiro assinado pela própria autora J.K. Rowling, o filme mostra que veio para ficar e expandir ainda mais o mundo mágico que sempre sonhávamos em conhecer.
Se existe uma pessoa que é dona, e tem tudo do mundo mágico dentro de sua cabeça, é ela, Joanne Kathleen Rowling. Depois de ser "convencida" pelos produtores a continuar o mundo mágico nos cinemas, pois só ela poderia colaborar e desenvolver isso, ela finalmente topou e agora poderemos ver cada vez mais, o vasto mundo em que Harry Potter jamais sonhou explorar.
O filme tem um tom sombrio e cheio de mistérios. O nome, 'Animais Fantásticos e Onde Habitam', até um certo momento, deixou todos os fãs de Harry Potter um pouco com o pé atrás quando foi divulgado, mas quando os trailers foram saindo, a animação começou a aumentar e vimos a real proposta do filme. Veja abaixo a resenha do filme, sem spoilers, sobre o que achei do longa e como ele poderá ser no futuro.
Crítica: 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'.
Por: Fernando Ferreira
Só de ver o logotipo da Warner é de arrepiar. Ainda mais quando ele vai entrando com a trilha sonora que tanto conhecemos. De começo, o filme já mostra a que veio. Ele mistura tramas com sub tramas explorando seus personagens e contando sobre o desaparecimento de Grindewald e seus ataques. Newt Scamander é um personagem muito carismático que de começo já faz com que todos gostem dele, com suas feições engraçadas e pelo fato de estar "perdido" no mundo mágico presente no Estados Unidos.
A fotografia de Nova York de 1926 é simplesmente fantástica. Tem feitos especiais de primeira qualidade e tudo combina perfeitamente com o tom da trilha sonora e faz lembrar muito Harry Potter (pelo fato de ser o mesmo diretor dos 4 últimos filme, David Yates).
Por mais horrendas que as criaturas de Newt pareçam ser, a amizade e a intimidade que ele tem com cada uma deles é de se apaixonar. Eles são muito bem explorados no filme, e se destacam por sua capacidade, beleza e poder. O protagonista consegue conquistar o público a cerca dos seus animais e mostra que também quer convencer os bruxos que eles só precisam ser estudados para serem compreendidos, porém ele chega em Nova York em um péssimo momento.
As histórias de destruição de Grindewald estão se espalhando pelo mundo, e na cidade da maçã muita coisa estranha está acontecendo. Com a chegada de Newt e seus animais na cidade, onde muitos acabam fugindo, o congresso mágico dos Estados Unidos acusa ele de toda a confusão que tem acontecido na cidade. Daí para a frente muita coisa acontece.
O filme retrata como o mundo bruxo adulto resolve seus problemas. Rowling explorou bem os personagens, animais e até duendes. Ela detalhou bem as regras da MACUSA e as legislações que eles tem que seguir. Podemos ver que esse filme funcionou como Harry Potter e a Pedra Filosofal, ela só utilizou todos esses acontecimentos para INTRODUZIR detalhes da história.
O protagonista da história é simplesmente fantástico. A escolha de Eddie Redmayne pro papel foi realmente a tacada certa para a franquia. Ele se propõe e afazer tudo que lhe dado e podemos ver que ele deu tudo de si no filme. Quem aí tinha dúvidas de como ele seria no filme, e estava inseguro quanto a isso, pode ficar despreocupado.
Sabemos algumas coisas sobre o passado dele ao longo do filme. Não diretamente, pois podemos ver que Rowling deixou isso para ser trabalhando nos próximos filmes. Mas mesmo assim, nada sobre ele deixa a desejar. Ele é um mágico diferente e com seus fundamentos. Isso torna ele diferente de qualquer outro bruxo no filme.
O roteiro
O filme tem uma pitada de tudo: romance, sustos, suspense, terror, ação, aventura, comédia e etc. J.K. Rowling não decepcionou e entregou um material de primeira pro filme. Ela mostrou que a capacidade criativa dela vai muito mais além do que nós esperávamos.
O grande forte nesse filme são seus personagens. Tão distintos uns dos outros, mais ao mesmo tempo, amáveis de uma forma que não tem como explicar. Através de todos os livros que a autora já escreveu, podemos notar que ela tem um dom incrível de criar inúmeros personagens diferentes, e aqui, continua a mesma coisa. Nada mudou. Ela trabalhou muito bem cada um deles e mostrou que sabe muitas informações sobre todos. Isso colaborou muito no roteiro e no desenrolar da história. O filme não cansa e as mais de duas horas de filme voam graças ao roteiro incrível que ela desenvolveu.
No momento ela já está desenvolvendo o roteiro do terceiro filme, que estréia em 2020. E garante que está fazendo o melhor de si para poder explorar cada vez mais os personagens e o mundo da magia.
O grande trunfo do filme foi Grindewald (não vamos entrar em detalhes). Rowling soube introduzir o bruxo das trevas no longa e destacou ele como deveria ser. Aos que nãos sabem, Grindewald foi o primeiro bruxo das trevas a criar uma guerra bruxa pelo fato de não aceitar seguir as regras do mundo bruxo, se esconder e viver nas sombras dos trouxas. Então, devido a isso, ele explica suas ideias e segue seu caminho do jeito que ele acha certo.
Vamos ter muito desse personagem nos próximos filmes. David Yates vai dirigir todos os cinco filmes de 'Animais Fantásticos', J.K. Rowling vai fazer o roteiro e David Heyman vai produzir. Com essa equipe junta, podemos dizer: nada dará errado, só farão sucesso nessa expansão do mundo mágico de Harry Potter.







PotterCave © 2020