O tempo voa, né? Hoje, Harry Potter and the Philosopher Stone está completando 20 anos de publicação. Você lembra onde estava nessa data? Foi uma data muito importante na vida de nossa autora, onde ela pela primeira vez, depois de ser recusada por diversas editoras britânicas, conseguiu os direitos de publicação pela Bloomsbury, que imprimiu a primeira tiragem do livro em 500 cópias para depois ver como seria o desenvolvimento das vendas.
O livro recebeu muitas críticas positivas, que falavam da imaginação, humor, e ao estilo literário de Rowling. Seu livro foi dedicado a sua primeira filha, Jessica. Como muitos devem lembrar muito bem, pois a cada livro os fãs sempre ficavam loucos para ver a quem ela ia dedicar ele.
Do primeiro livro foi:
Do primeiro livro foi:
"Para Jessica, que gosta de histórias, para Anne, que gostava também, e para Di, que foi quem ouviu esta primeiro."
A autora e nem a editora imaginava o sucesso mundial que o livro seria, já que pôde ser notado que muitas editoras tinham recusado o manuscrito de Rowling, então a fé no sucesso estava um pouco baixa. Depois do enorme sucesso, o livro foi traduzido em 65 idiomas, e Harry Potter foi o livro mais vendido por meses em diversos países, alguns recordes nunca feitos por nenhuma saga de livros até hoje. Harry Potter e a Pedra Filosofal ganhou muitos prêmios e muitas editoras importantes no mundo brigaram para comprar os direitos do livro.
Vão aí algumas informações e curiosidades:
1 - Nos Estados Unidos, o livro chegou em setembro de 1998.
2 - No Brasil, a editora Rocco comprou os direitos do livro em 1999, e publicou ele em 2000.
3 - O livro sofreu (sofre) inúmeras críticas religiosas, pelo tema que é abordado, "bruxaria".
4 - Apenas 500 cópias do livro sairam na primeira tiragem, no Reino Unido.
5 - Em 1999, Rowling vendeu os direitos cinematográficos dos primeiros quatro livros.
6 - A adaptação cinematográfica do livro dirigida por Chris Columbus foi lançada em 2001.
7 - Antes da publicação, o livro foi rejeitado por 12 editoras.
Hoje, Harry Potter ainda é um sucesso entre as adultos, adolescentes e crianças. Os que são adultos hoje em dia (que cresceram com a saga), dizem que Harry Potter icentivou a ler mais livros (quando antes não liam livro algum) desde a leitura da série que, através de alguns relatos, pudemos ver que também aconteceu em outros países e as novas gerações que começaram leitura recentemente.
Dado o sucesso sem precedentes do livro, surgiram diferentes explicações que tentaram esclarecer a razão deste fenômeno. A variedade de explicações é extensa, já que alguns deles recorrem ao contexto socioeconômico e cultural, outros prestam atenção nas operações de mercadologia que acompanharam a publicação dos livros, e um terceiro grupo procura justificativa no tipo de material da tradição literária que Rowling trabalha, assim como outras características intrínsecas da obra. (Wiki).
O que aprendemos com essa data comemorativa? Nunca desistir! Rowling é a prova que sempre devemos lutar por nossos objetivos mesmo que tenhamos 12 falhas e recusas pela frente. Pois isso não significa que estamos errados, mas sim que não é o momento para acontecer, sempre terá o momento certo para isso. Obrigado J.K. Rowling, por não desistir!
Então aproveitem que essa data é nossa. Vamos comemorar junto de J.K. Rowling e do famdom que tanto amamos, os Potterheads. Feliz 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

PotterCave © 2020