Os dados contabilizam as vendas dos sete volumes originais e também dos três títulos complementares (Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo) em versão física e e-book. Para comemorar, um vídeo divulgado pelo Pottermore trouxe alguns dados interessantes. Veja:
Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1997 e até o momento já foi traduzido para mais de 80 idiomas. Os sete volumes originais somam mais de um milhão de palavras (1.100.086) e foi responsável por incluir na linguagem cotidiana (e alguns dicionários) palavras próprias como Muggle (Trouxa para os brasileiros) e Quadribol.
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o livro mais vendido das sete histórias e Harry Potter e as Relíquias da Morte é o livro de ficção mais vendido de todos os tempos. Os recordes também alcançam os áudio-books, narrados por pessoas ilustres como Jim Dale e Stephen Fry. Desde 2016 foram mais de 4 bilhões de minutos de Harry Potter em áudio-books.
E mesmo após 20 anos, a história do menino que sobreviveu continua a encantar cada nova criança, jovem e adulto que se aventura a abrir a primeira página. E mesmo aqueles que retornam uma vez mais para o conforto da narrativa de J.K. Rowling. Com o lançamento de novas edições, com novas artes e as comemorações de aniversário de publicação que aconteceram no Reino Unido em 2017 e que esse ano acontecem nos Estados Unidos, podemos ter a certeza que a série Harry Potter já se configura como um clássico da literatura moderna. Além disso, mais do que os números impressionantes, o que podemos comemorar é a oportunidade que temos de vivenciar esse mundo, mesmo que seja no conforto do quarto.

PotterCave © 2020