skip to main | skip to sidebar

Páginas

  • Início
  • Contato e Política de Privacidade Registro, Arquivo de Dados, Privacidade e Utilização
  • • INICIO
  • • ANIMAIS FANTÁSTICOS 3
  • • ROBERT GALBRAITH
  • • CONTATO



Relembre a trajetória de Harry Potter nas edições do Oscar!

Nesse domingo (04/03) acontece em Los Angeles a cerimônia de premiação do Oscar 2018 e apesar de não termos nenhuma torcida para o mundo mágico nesse ano (O que deve mudar na edição de 2019 com Os Crimes de Grindelwald), que tal relembrar a trajetória da Saga na premiação cinematográfica mais prestigiada do mundo?

Como sabemos, a relação entre a série Harry Potter e a Academia sempre foi envolvida por certa polêmica, já que muitos fãs e críticos de cinema acreditam que que a Academia tenha desprezado os filmes, mesmo com tantas indicações ao longo dos anos, entre outros motivos por se tratar de uma franquia britânica. Mas para relembrar essa trajetória vamos voltar a 2002, quando Harry Potter e a Pedra Filosofal estreou a presença do mundo mágico na premiação.

Pedra Filosofal foi indicado em três categorias nesse ano, sendo elas Melhor Direção de Arte, na qual concorria com filmes como O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. A estatueta acabou sendo entregue a Moulin Rouge - Amor em Vermelho. O mesmo se repetiu na categoria de Melhor Figurino na qual o filme também estava indicado, mais uma vez a estatueta foi para Moulin Rouge. Na categoria de Melhor Trilha Sonora, Pedra Filosofal perdeu a chance de conquistar um Oscar deixando a estatueta para a trilha de Howard Shore para o primeiro capítulo de O Senhor dos Anéis. 
Harry Potter e a Câmara Secreta lançado em novembro de 2002, ficou de fora das indicações da edição de 2003.
O mundo mágico voltou a marcar presença na premiação com a estreia de Prisioneiro de Azkaban em junho de 2004. Em 2005, Prisioneiro de Azkaban era indicado nas categorias de Melhores Efeitos Visuais (Como esquecer o voo do hipogrifo?) e também em Melhor Trilha Sonora, composta pelo mestre John Williams. Mais uma vez Harry Potter saiu de mãos vazias, em Melhores Efeitos Visuais o prêmio foi para Homem Aranha 2 e John Williams acabou perdendo o prêmio de trilha sonora para Jan A.P. Kaczmarek e seu trabalho no Em Busca da Terra do Nunca. 
Em 2006, Cálice de Fogo foi indicado em apenas uma categoria, mas de grande importância: Melhor Direção de Arte. Na categoria filmes como King Kong e Orgulho e Preconceito, mas o prêmio acabou sendo levado por Memórias de uma Gueixa. 


O mundo mágico ficou de fora da edição de 2008, quando Harry Potter e a Ordem da Fênix não foi indicada em nenhuma das categorias da premiação.
Em 2010, Enigma do Príncipe garantiu a indicação para Melhor Fotografia, mas não garantiu a estatueta que acabou sendo levada (assim como vários outros prêmios desse ano) para Avatar. 
Em 2011, a Warner Bros. estava decidida a lutar por uma estatueta para sua mais valiosa franquia. Com campanhas de "Para sua consideração", Relíquias da Morte: Parte 1 foi indicado para as categorias de Melhor Direção de Arte (Ao também excelente Stuart Craig) e Melhores Efeitos Visuais. O prêmio de Melhor Direção de Arte, acabou sendo levado por Alice no País das Maravilhas, enquanto que Efeitos Visuais ficou nas mãos de A Origem. 
Em 2012, o último capítulo da franquia Relíquias da Morte: Parte 2 recebeu três indicações. Novamente em Melhor Direção de Arte, o filme perdeu para A Invenção de Hugo Cabret. O mesmo se repetiu com Melhores Efeitos Visuais, quando o filme novamente perdeu para Hugo. Em Melhor Maquiagem (com apenas três indicados na categoria), Relíquias da Morte perdeu para A Dama de Ferro.
Harry Potter se despedia dos cinemas sem ter ganho uma estatueta do Oscar. Na época, a Warner Bros. fez uma campanha para que o filme fosse considerado a ser indicado também nas categorias principais como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, mas o filme não chegou a ser indicado em nenhuma dessas categorias.

A relação do Oscar com o mundo mágico só foi mudada em 2017, depois de cinco anos, com a indicação de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Novamente Stuart Craig foi indicado, dessa vez na categoria de Melhor Design de Produção, mas perdeu para La La Land: Cantando Estações. Indicado na categoria de Melhor Figurino pelo trabalho de Colleen Atwood, o filme finalmente trouxe uma estatueta para o mundo mágico, em uma busca que já completava 15 anos. Reveja esse momento:

Podemos pensar que se houve algum dia uma relação de estranheza da Academia com o mundo mágico, isso talvez tenha se dissipado. O fato é que cada vez mais vemos franquias de fantasia recebendo indicações na premiação, o que pode representar uma mudança nos critérios que até então consideravam o que podia ou não ser considerado uma boa produção. Ao fim, esperamos que os próximos quatro filmes da franquia Animais Fantásticos nos tragam novas indicações e principalmente, é claro, novos prêmios. Continuamos acompanhando as surpresas dos próximos anos. 
Tweet
Por Julio Cesar
em domingo, março 04, 2018
Tags: Animais Fantásticos, Oscars, Pedra Filosofal, Relíquias da Morte

Quinto livro de Robert Galbraith, o "Sangue Revolto", chegará nas livrarias no próximo dia 30!


Animais Fantásticos J.K. Rowling Cursed Child Cormoran Strike Criança Amaldiçoada Blu-Ray DVD Newt Scamander Edição Ilustrada David Yates O Chamado do Cuco Daniel Radcliffe Funko Johnny Depp Comic Con Lethal White Panini Harper Collins Brasil Morte Súbita Mundo Mágico de Harry Potter

PotterCave © 2020
Produzido por fãs da série Harry Potter, a qual reservam-se todos os direitos à Warner Bros., Editora Rocco e J.K. Rowling.